Esta lista tem atualizações até o fim do dia. Acompanhe.
O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), tentou anular a votação sobre o impeachment de Dilma na Casa – o que interromperia o processo no Senado.

Mas Renan Calheiros (PMDB-AL) ignorou a decisão, chamou-a de “brincadeira com a democracia” e manteve o trâmite do processo. Um resumo do parecer foi lido no Senado e o possível afastamento de Dilma começará a ser decidido na quarta.

Veja os próximos passos.Maranhão rebateu Renan e disse que não “brincando de fazer democracia”, mas é preciso “corrigir vícios que certamente poderão ser insanáveis no futuro”.

A Mesa Diretora da Câmara estuda revogar o ato de Maranhão, segundo o primeiro-secretário.Dilma pediu cautela ao saber da decisão, e Cardozo admitiu ter falado com Maranhão sobre anular a votação.

Juristas divergem sobre o ato. Veja a repercussão na Câmara e no Senado.

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi alvo de condução coercitiva na 7ª fase da Operação Zelotes (Foto: Elza Fiuza/ABr)
O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi levado à PF para depor sobre suposta ligação com uma empresa suspeita de comprar decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), vinculado à Fazenda.
O depoimento faz parte da 7ª fase da Operação Zelotes, realizada pela PF em 5 estados (SP, PE, CE, PB e SC) e no DF.

Além da condução do ex-ministro, a PF cumpriu 27 mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva.Senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) participa de audiência na Casa sobre cassação de seu mandato (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)
O senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) foi ao Senado pela 1ª vez desde a sua prisão na Lava Jato para se depender de uma possível cassação de seu mandato.

Delcídio afirmou que é “acusado de obstrução de Justiça”, mas que isso não é um crime grave.Fantástico relevou que Suzane Von Richthofen informou endereço errado à Justiça em sua saída temporária (Foto: Reprodução/GloboNews)Suzane von Richthofen foi para uma cela solitária após informar um endereço errado à Justiça em sua saída temporária de Dia das Mães.

A defesa diz que não houve “má-fé” de Suzane, condenada a 39 anos de prisão pela morte dos pais.Internauta faz piada com dificuldade ao tentar se inscrever no Enem deste ano (Foto: Reprodução/Twitter)Começaram as inscrições para o Enem 2016, mas estudantes reclamam de lentidão no processo e de erro no sistema.

O governo afirmou que os casos são pontuais e os usuários devem tentar fazer a inscrição novamente.
A presidente Dilma propôs ao Congresso a criação de 5 novas universidades federais: em Catalão e Jataí (GO), Rondonópolis (MT), Delta do Parnaíba (PI) e Araguaiana (TO).

Para que saiam do papel, é necessária a aprovação pela Câmara e pelo Senado. Cápsulas da fosfoetanolamina, conhecida como ‘pílula do câncer’ (Foto: Cecília Bastos/USP Imagem)
A Justiça autorizou um laboratório a vender cápsulas de fosfoetanolamina por R$ 6 cada uma.

A “pílula do câncer”, no entanto, não passou por testes clínicos em humanos, não tem registro na Anvisa e seus efeitos ainda são desconhecidos.
Menor planeta do Sistema Solar, Mercúrio passou entre a Terra e o Sol entre as 8h12 e as 15h42 (horário de Brasília).

O fenômeno raro pôde ser observado do Brasil.Quer saber mais? Veja as principais notícias do G1 nesta segunda (9).

.

Fonte: G1