O primeiro-ministro sérvio Aleksandar Vucic vota em Belgrado, no domingo (24), acompanhado por sua filha Milica (Foto: AFP Photo/Andrej Isakovic)
O primeiro-ministro pró-europeu Aleksandar Vucic obteve uma ampla vitória neste domingo (24) nas eleições legislativas antecipadas sérvias, com mais da metade dos votos, de acordo com projeções do grupo independente CESID.
O Partido Progressista (SNS, centro-direita) de Vucic conseguiu 52,6% contra 12,9% dos socialistas e 7,4% do partido Radical, de extrema direita.
Aleksandar Vucic, primeiro-ministro há dois anos, convocou essas eleições antecipadas – as terceiras em quatro anos – explicando que era preciso um mandato claro para prosseguir com as reformas necessárias para que a Sérvia seguisse o caminho de adesão à União Europeia.

Seus opositores, contudo, veem essas eleições como um tentativa de consolidar seu poder, e expressam preocupação por suas supostas tendências autoritárias.
“O futuro da Sérvia depende dessas eleições.

Não vamos permitir um retorno aos anos obscuros que achávamos que estavam longe”, disse Vucic à uma multidão em sua última aparição pública em Belgrado.
.

Fonte: G1