A rainha Elizabeth II e os duques de Cambridge, William e Kate, receberão na próxima sexta-feira o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa, Michelle, durante a visita de ambos ao Reino Unido, confirmou nesta segunda-feira (18) o Palácio de Kensington.
A soberana, que na quinta-feira completa 90 anos, e seu marido, o príncipe Phillip, oferecerão ao casal Obama um almoço privado no castelo de Windsor, nos arredores de Londres, que dizem ser a residência preferida da chefe do Estado britânico.
Ao término desse almoço, do qual por enquanto não foram dados detalhes, está previsto que o presidente americano se reúna com o primeiro-ministro, David Cameron, em sua residência oficial no número 10 de Downing Street, em Londres, e depois ambos devem oferecer uma entrevista coletiva.

Mais tarde, o casal será recebido pelos duques de Cambridge, William e Kate, e o príncipe Harry, que lhes oferecerão um jantar no londrino palácio de Kensington, segundo indicou hoje o escritório de imprensa destes três membros da realeza.
“Suas altezas reais têm muitas vontade de receber o presidente e a senhora Obama no palácio de Kensington”, afirma o breve comunicado emitido por esse Palácio.

A rainha recebeu os Obama pela última vez durante a visita de Estado realizada em maio de 2011, quando também se encontraram com William e Kate, então recém-casados.
O príncipe William se reuniu, além disso, com o presidente em Washington em 2014, e no ano passado, durante uma viagem pelo Reino Unido, Michelle Obama visitou o jovem casal para entregar vários presentes para seus filhos, George e Charlotte.

Está previsto que os Obama cheguem ao Reino Unido na quinta-feira, como parte de uma viagem internacional que lhes levará primeiro para a Arábia Saudita e posteriormente à Alemanha, segundo informou a Casa Branca.
Durante sua estadia de apenas três dias em território britânico, além de se encontrar com membros da monarquia, o presidente participará de um ato com jovens.

Segundo antecipou a Casa Branca, Obama tem intenção de participar do debate sobre o referendo que decidirá a saída ou a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), que será realizado em 23 de junho, previsivelmente durante a entrevista coletiva com Cameron.
A última etapa da viagem de Obama na reta final de seu mandato se desenvolverá em Hannover (Alemanha), onde o presidente dará um discurso, em 25 de abril, sobre os “desafios” que EUA e Europa enfrentam, entre eles a ameaça do terrorismo, segundo a agenda divulgada pela Casa Branca.

.

Fonte: G1