Ban Ki-moon em evento da Acnur em Genebra, nesta quarta (Foto: Denis Balibouse/Reuters)
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse nesta quarta-feira (30) que o cenário político brasileiro atual é motivo de “preocupação” da ONU e deve ser resolvido de forma “harmoniosa” pelos líderes políticos do país.
“Qualquer instabilidade política no Brasil é realmente uma causa de preocupação para nós. Logo, peço aos brasileiros, aos líderes políticos, para darem uma solução harmoniosa e suave para a crise.

Sei que é um desafio, mas acho que podem conseguir”, disse Ban em resposta a pergunta de um jornalista brasileiro num evento do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) sobre a situação de refugiados na Síria, realizado em Genebra.
O secretário-geral da ONU fez as declarações um dia após o PMDB, maior partido no Congresso, ter anunciado oficialmente o rompimento com o governo da presidente Dilma Rousseff, aumentando o risco de aprovação do impeachment da presidente.

Além do pedido de abertura de processo de impeachment, que já tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados, Dilma enfrenta uma das piores recessões econômicas em décadas e baixos níveis de popularidade.
O atual cenário levou milhões de pessoas a protestar em várias cidades do país contra o governo mais cedo neste mês, em uma das maiores manifestações populares já registradas no país.

Também houve protestos, em menor escala, de manifestantes favoráveis ao governo.
.

Fonte: G1