Intenções de contratar novos funcionários nos próximos meses caiu 12,6% em abril na comparação anual, diz CNC (Foto: Reprodução/TV Morena)
O índice que mede a confiança dos empresários do comércio teve sua primeira queda do ano, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em abril, a baixa foi de 0,3% em relação a março. Já na comparação com abril de 2015, a queda é de 8%.

Os resultados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) foram divulgados nesta quarta-feira (4).Desde janeiro, o índice vinha apresentado leves altas em relação aos meses anteriores.

“A confiança do empresário do comércio voltou a cair após três aumentos consecutivos e depois de ter atingido a mínima histórica no fim de 2015, na série que considera os ajustes sazonais. Não detectamos fatores que indiquem reversão no ritmo de atividade do comércio”, disse em nota a economista da CNC Izis Ferreira.

De acordo com a CNC, o resultado reflete a queda nas intenções dos empresários de fazer investimentos, de 2,9% em abril na comparação com março. Já em relação a abril de 2015, a diminuição é de 13,6%.

A maior queda foi na intenção de contratar funcionários, com recuo de 3,9% na comparação mensal e 12,6% na anual.Expectativas para os próximos meses melhoramA pesquisa também apontou que o índice que mede as expectativas em relação aos próximos meses teve uma pequena melhora em abril, subindo 0,4% em relação a março.

Em relação a abril de 2015, a alta foi maior, de 0,7%, Foi a primeira melhora desde 2013 na comparação ano a ano.“As perspectivas estão melhores neste mês de abril do que estavam em abril de 2015 para a economia, enquanto estão piores para o setor do comércio e para o próprio negócio”, diz Izis Ferreira.

.

Fonte: G1