Propaganda ‘Viver é a melhor conexão’ marca o novo posicionamento da operadora (Foto: Divulgação)
Lançado na noite de quinta-feira (14) em rede nacional, a nova campanha da Vivo virou alvo de protestos de internautas e ganhou até paródias com críticas e ironias à nova modalidade de cobrança do acesso à internet fixa através de franquia de dados.
A propaganda “Viver é a melhor conexão” marca o novo posicionamento da empresa, “Viva Tudo”, e apresenta metáforas entre situações da vida real digital – como “fazer login”, “dowload”, “abrindo nova janela”, “nova configuração”. Assista ao vídeo
A nova campanha é lançada em um momento em que as operadoras têm sido alvo de críticas pela mudança na oferta de internet fixa, que passou a ser oferecida em franquias, como já ocorre nos pacotes de celular.

Com a nova configuração, alguns planos passam a colocar um teto mensal de uso, a partir do qual a velocidade é reduzida ou a conexão é congelada.
Numa paródia criada por Samuel Guimarães, o comercial da Vivo vira “Viver é a melhor conexão.

..

interrompida”. O filme dura apenas poucos segundos e é interrompido com a mensagem “Você usou 100% da sua franquia de internet”.

Assista ao vídeoEm paródia, limite de franquia acaba no meio do comercial (Foto: Reprodução/YouTube)
Já na versão criada por Rosbon Umbelino, as imagens do comercial aparecem em baixa definição e o vídeo também é interrompido com a mensagem de que o limite de dados foi alcançado. Assista ao vídeo
A página da Vivo no YouTube também foi bombardeada pelos internautas.

Por volta das 13h desta sexta-feira (15), o vídeo da nova campanha tinha recebido 57.872 dislikes e 2.

980 likes.
Procurada pelo G1, a Vivo informou que “está ciente da repercussão e entende que o tema diz respeito a todo o setor”.

“A Vivo está com mais visibilidade neste momento pelo fato de ter lançado ontem uma campanha publicitária relacionada à integração das marcas GVT e Vivo. A empresa está fazendo esclarecimentos a seus clientes em todos os canais de atendimento”, acrescentou.

Franquia de dados na VivoA Vivo, segunda maior e provedora de internet de 28,7% dos brasileiros conectados, adotou as franquias para novos consumidores. “A Vivo está acompanhando uma tendência de mercado.

Outras empresas já atuam desta forma”, explica a empresa.
A empresa informa que, desde o dia 5 de fevereiro passado, os novos clientes de planos ADSL passaram a ter de escolher entre pacotes que variavam de 10 GB a 130 GB.

Em abril, a medida foi estendida aos novos clientes do Vivo Fibra, que passou a incluir os da GVT. Eles poderão navegar de forma ilimitada até janeiro de 2017, quando os limites das franquias serão implementados.

Segundo a Anatel, o uso de franquia de voz ou dados é previsto na regulamentação, mas só pode ser praticado dentro de determinadas regras. São elas: a) disponibilizar página na internet de acesso reservada ao consumidor; b) fornecer ferramenta de acompanhamento de consumo e c) informar ao consumidor que sua franquia se aproxima do limite contratado.

O Ministério das Comunicações solicitou à Anatel medidas para evitar “abusos em planos de banda larga fixa”. No documento, o ministério pede à agência que “adote medidas para que as operadoras de telefonia respeitem os direitos dos consumidores de banda larga fixa e cumpram os contratos vigentes.


.

Fonte: G1