Entrevista de emprego (Foto: Eric Audras/AFP)
A expectativa antes de uma entrevista de emprego pode gerar muita ansiedade, mas algumas dicas podem ajudar o candidato a manter a calma durante essa fase de um processo seletivo.Veja abaixo algumas dicas para se preparar para a entrevista. Para elaborar a lista, o G1 ouviu Cristina Fortes, consultora da LHH, Viviane Candido, especialista de RH da VAGAS.

com, e Anna Melo, gerente da Randstad Professionals no Rio de Janeiro.
“É mandatório conhecer a empresa a que está se candidatando, ler notícias recentes sobre ela.

Isso ajuda a entender melhor a cultura da empresa, a mostrar-se atualizado e competitivo e, principalmente, ter mais segurança durante a entrevista”, pontua Cristina Fortes.
“Quando tem acesso ao descritivo da vaga, o candidato tem que entender o que a empresa quer e no que ele pode contribuir.

Entendendo o descritivo, o candidato consegue fazer links com experiências que já desenvolveu na carreira”, orienta Anna Melo.
“Chegar atrasado, além de poder revelar uma possível desorganização pessoal, pode também trazer ansiedade para o candidato.

Além disso, pode diminuir o tempo da sua entrevista e isso representa menos tempo de exposição da sua experiência”, explica Cristina Fortes.“Se for uma empresa multinacional com uma cultura de pontualidade muito forte, você provavelmente vai ser desclassificado só por ter chegado atrasado”, diz Viviane Candido.

“Chegar no horário é fundamental, mas não precisa chegar muito antes, porque isso pode mostrar um excesso de ansiedade. Chegar com 15 minutos de antecedência, tudo bem.

Mas antes disso é desnecessário”, afirma Viviane Candido.
.

Fonte: G1