A siderúrgica Gerdau teve queda de 94,8% no lucro líquido do primeiro trimestre sobre um ano antes, a R$ 14 milhões, informou a empresa nesta quarta-feira (4). Fachada da Gerdau em São José dos Campos (SP) (Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Futura Press/Arquivo)
“A redução do lucro líquido consolidado do primeiro trimestre, quando comparado com o do primeiro trimestre de 2015 tem como principal justificativa o menor resultado operacional no período. No comparativo com o lucro líquido ajustado do quarto trimestre de 2015, a melhora do primeiro trimestre de 2016 ocorreu, principalmente, pelo aumento do EBITDA nos períodos comparados e pelo melhor resultado financeiro”, diz o balanço.

A produção de aço bruto no primeiro trimestre recuou devido à readequação dos níveis de estoques nas operações de negócio, de acordo com o balanço da empresa. Em relação ao quarto trimestre de 2015, a produção de aço bruto apresentou aumento devido a recomposição de estoques em praticamente todas as operações de negócio.

O volume consolidado de vendas no primeiro trimestre recuou em relação ao mesmo período de 2015 em função, principalmente, dos menores volumes comercializados pela ON Brasil no mercado interno. Em relação ao quarto trimestre, o volume consolidado de vendas apresentou relativa estabilidade com comportamentos distintos nas diferentes operações de negócio.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado de janeiro a março ficou em R$ 930 milhões, queda de 15,9% na comparação anual.
.

Fonte: G1