O movimento no comércio caiu 5,1% nos 12 meses terminados em julho, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Em 2016, há queda acumulada de 4,9%.
Já na comparação entre julho de 2016 e o mesmo mês do ano anterior, a queda no movimento do varejo foi de 1,7%.

Entre junho e julho desde ano, o recuo foi de 1,5%, na avaliação dos dados com ajuste sazonal.
Apesar da queda, a Boa Vista SCPC aponta que é possível esperar a volta dos indicadores para patamares positivos no início de 2017.

“Na avaliação interanual os dados de julho repetiram a performance dos últimos 2 meses, com quedas mais amenas que as consolidadas até então. Caso o cenário mais benigno apontado pelas projeções de mercado se consolide, o atual movimento inflexão da tendência (valores acumulados em 12 meses) deverá ser mantido de modo consistente, recuperando gradativamente as vendas do setor para um patamar positivo já no primeiro trimestre de 2017”, disse a entidade em nota.

Roupas e calçados são destaque de quedaO setor de tecidos, vestuários e calçados tem queda acumulada no ano de 8,9%, o maior recuo da pesquisa nessa base de comparação. A segunda maior queda é do setor de móveis e eletrodomésticos, de 6,5%.

Já o setor de combustíveis e lubrificantes caiu 5,2% no acumulado do ano, enquanto supermercados, alimentos e bebidas tiveram queda de 4,2%. Outros artigos do varejo registraram recuo de 1,6%.

.

Fonte: G1