Movimento do comércio
Em pontos, com ajuste sazonal
Fonte: Boa Vista SCPC
O movimento do comércio registrou baixa no primeiro semestre de 2016 na comparação com o mesmo período de 2015. Segundo pesquisa da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), houve recuo de 5,6%. No acumulado em 12 meses, a perda foi de 5,3%.

Em junho, houve avanço no movimento. Considerando os dados com ajuste sazonal, o mês terminou com aumento de 2% na comparação com maio.

A Boa Vista destaca que, na avaliação interanual, os dados de junho apresentaram quedas mais amenas que as dos demais meses do primeiro semestre. “Caso o cenário mais benigno apontado pelas projeções de mercado se consolidem, possivelmente poderemos visualizar nas próximas aferições do varejo uma inflexão do atual movimento de queda, conforme apontado pelos resultados acumulados em 12 meses”, disse em nota.

Entre os setores pesquisados, a maior queda foi de móveis e eletrodomésticos, com recuo de 7,6%, considerando o acumulado em 12 meses. Já na comparação entre junho de 2016 e o mesmo mês do ano anterior, o setor registrou alta de 1% no movimento.

O setor de tecidos, vestuários e calçados teve retração de 7,4% em 12 meses. Na comparação entre junho de 2016 e o ano passado, houve queda ainda maior, de 8,8%.

Movimento do comércio teve queda nos primeiros seis meses do ano (Foto: Zana Ferreira/G1)
.

Fonte: G1