Indústria do arroz produz milhões de toneladas ao ano no Brasil (Foto: agro)
A produção de arroz deve faturar R$ 9 bilhões em 2016, é o que prevê análise do Ministério da Agricultura. O número representa uma queda em relação a 2015, quando o faturamento ficou em R$11 bilhões.
O último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, apontou que o Brasil deve produzir 10 milhões de toneladas de arroz em 2016, 14 % a menos que a produção do ano passado.

A queda se deve por causa da expansão das lavouras de soja nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A área das plantações de arroz caíram 6%.

E, além disso, o clima não ajudou. No Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do Brasil, choveu demais no fim de 2015 e a produção foi prejudicada.

O arroz é muito consumido no Brasil. Além do tradicional complemento ao feijão, serve como acompanhamento em diversos pratos e está presente em bolinhos e receitas da culinária japonesa, que se popularizou no país há alguns anos.

Os brasileiros consomem cada um cerca de 25 quilos de arroz por ano. Ainda segundo a Conab, o consumo do país em 2016 está previsto em 11,5 milhões de toneladas.

Por causa dos problemas na produção será necessário importar algo em torno de 1,3 milhão de toneladas para suprir a demanda do mercado interno.
.

Fonte: G1