Aposentados e trabalhadores com mais de 70 anos que contribuíram para o PIS/Pasep até outubro de 1988 podem ter dinheiro para receber e não estar sabendo.
Segundo o Ministério da Fazenda, são ao menos R$ 7,4 bilhões em 4,62 milhões de contas de idosos. Cada cotista tem direito a receber, em média, R$ 1.

135.
O dinheiro pertence a trabalhadores que contribuíram para o PIS (iniciativa privada) ou para o Pasep (funcionalismo público) até 4 de outubro de 1988 – quando o programa deixou de ter o sistema de contas individuais – e que ainda não resgataram seus saldos.

Para saber se tem algum saldo disponível, os inscritos devem procurar o Banco do Brasil (que administra o PAsep) ou a Caixa (administradora do PIS).Ministério da Fazenda esclarece quem tem direito de saque do PIS/Pasep (Foto: Reprodução/Ministério da Fazenda)
Em comunicado divulgado nesta semana, o Banco do Brasil destacou que auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) nos fundos PIS/Pasep mostrou que aproximadamente 15,5 milhões de pessoas contribuíram para o programa até 1988 e não têm conhecimento dos créditos que possuem.

Quem pode sacar?Podem sacar os benefícios cotistas com saldo em suas contas que se enquadrem em um dos seguintes motivos: aposentadoria; idade igual ou superior a 70 anos; invalidez (do participante ou dependente); transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar); idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada; participante ou dependente acometido por neoplasia maligna, vírus HIV ou doenças listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001; ou morte, situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular.
Segundo a Fazenda, são 3,79 milhões de cotistas no PIS e 830 mil cotistas no Pasep com direito ao saque por idade.

Como sacar?Os trabalhadores inscritos no Pasep devem procurar o Banco do Brasil para o saque do saldo de cotas, apresentando os documentos relacionados no site www.bb.

com.br/Pasep, na aba “Quando e Como Sacar o Saldo”.

Os cotistas no PIS devem procurar as agências da Caixa, apresentando os documentos relacionados no site www.caixa.

gov.br/pis e ver o item “Quotas do PIS”.

A Caixa também presta informações também por meio do telefone 0800 726 0207.Sobre o fundo PIS/PasepDesde 1988, o fundo PIS-Pasep não conta com a arrecadação para contas individuais.

A Constituição Federal alterou a destinação dos recursos provenientes das contribuições que passaram a ser alocados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para o custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
.

Fonte: G1