O site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) foi hackeado e saiu do ar na manhã desta quinta-feira (4). Por volta das 9h40, o site exibia uma imagem de um pássaro e a frase “Indonesia level seven team”. Às 10h, a página já não estava no ar.

Procurado pelo G1, o Ipea confirmou que o site foi hackeado, mas não detalhes sobre a invasão. Ainda não há informações sobre o que motivou o ataque e quem é o responsável.

Site do Ipea por volta das 9h40 da manhã desta quinta-feira (4); página foi hackeada e órgão confirmou a invasão (Foto: Reprodução/Ipea)AnatelEm abril deste ano, o site da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) saiu do ar após o coletivo hacker Anonymous incitar ataques contra as principais operadoras do país em retaliação ao anúncio da adoção de franquias limitadas de dados em pacotes de internet fixa.
Na ocasião, o Anonymous publicou um vídeo no YouTube declarando “guerra contra as operadoras”.

Chamando a iniciativa de “#OpOperadoras”, o grupo incluiu no Pastebin, um fórum de discussão usado por hackers, um passo-a-passo de como realizar ataques de negação de serviço distribuída (DDoS, na sigla em inglês). Esse golpe consiste em direcionar o maior volume possível de acessos para um determinado serviço para que ele fique congestionado e não possa ser acessado.

Ataques em 2011Uma onda de ataques a sites ligados ao governo federal aconteceu em 2011. O ataque, reivindicado pela filial brasileira do grupo hacker “Lulz Security”, gerou ações semelhantes de outros grupos, inclusive alguns que não simpatizam com o Lulz Security.

Houve roubo de informações e páginas desfiguradas. Entre os órgãos afetados estavam: Presidência da República, Polícia Federal, Prefeitura de Maceió, Universidade Federal do Paraná, entre outros.

.

Fonte: G1