75,8% das mulheres dizem que são as principais responsáveis pela limpeza na casa ondem moram, contra apenas 8,9% que dizem que a tarefa não tem responsável fixo (Foto: Isabela Leite/G1)
As mulheres continuam sendo consideradas as principais responsáveis pelas tarefas domésticas e criação dos filhos, apontam os dados de uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Segundo o levantamento, 57,7% das mulheres casadas afirmam que são as principais responsáveis pelos cuidados com a casa e com os filhos, contra 36,4% que dizem que as responsabilidades são distribuidas igualmente.TarefasSegundo a pesquisa, 70,8% das mulheres dizem ser as principais encarregadas pela arrumação na casa em que moram.

Entre as mulheres casadas, esse percentual avança para 80,8%.
Entre as mulheres que se sentem sobrecarregadas nas tarefas de casa
“Já conversei com meu marido, ele concordou, mas nada mudou”
25,4%
“Não conversei, pois as tarefas são de fato minha responsabilidade”
22,3%
“Não conversei, quero evitar brigas”
17,6%
“Conversei, mas meu marido não aceitou dividir as tarefas”
11,4%
“Não conversei porque meu marido faz as tarefas mal feitas, prefiro fazer”
10,9%
Outro / “não sei”
9,3%
Outras atividades de casa também foram apontadas pelas mulheres como tarefas que ficam sob sua responsabilidade, como cuidados com a roupa, citados por 69,5% das entrevistadas, limpeza, com 66,5%, e preparo das refeições, com 66,2%.

Dentre as tarefas domésticas listadas na pesquisa, apenas uma é apontada majoritariamente como responsabilidade dos homens, com apenas 22,6% das mulheres se dizendo encarregadas do serviço: pequenos consertos e reparos, como troca de lâmpadas e desentupimento de pias.
A pesquisa também mostra que 25,4% das mulheres casadas que se sentem sobrecarregadas com as responsabilidades da casa já conversaram com o marido sobre o assunto, mas, mesmo ele tendo concordado, nada mudou.

Outras 22,3% dizem que não conversam com o marido sobre o assunto porque concordam que atividades domésicas sejam responsabilidade da mulher. Outras 17,6% dizem que nunca tocaram no assunto porque querem evitar brigas conjugais.

Cuidados com os filhosA pesquisa também mostra que os cuidados com filhos continuam majoritariamente associado à mulher. Enquanto 63,3% das mulheres dizem que são as principais encarregadas de cuidar dos filhos, apenas 16% dizem que essa tarefa é dividida, incluindo banho, ajudar em deveres escolares, levar a criança ao médico etc.

Somente 0,3% dizem que essas atividades são exercidas principalmente pelo marido.Além disso, 71,1% das mulheres dizem que são elas que cuidam dos filhos na maior parte do dia.

Para as mães que trabalham fora, os avós das crianças são os mais citados como os responsáveis pelos cuidados com elas, com 10,6% das respostas. Em seguida estão creche (2,9%), escola em tempo integral (2,2%) e outro parente (1,7%).

O marido aparece apenas na sétima posição, com 1,1%.
.

Fonte: G1