Campanha da Y&R para a Freddo recebeu ouro na categoria Print en Lions Cannes (Foto: Divulgação)
A publicidade brasileira conquistou 30 leões (5 ouros, 10 pratas e 15 bronzes) em 6 de 7 categorias que já anunciaram os premiados no festival internacional de publicidade Cannes Lions 2016, que acontece até o dia 25 de junho na França.
O Brasil faturou 4 ouros na categoria “Print & Publishing”, que premia os trabalhos mais criativos de edição em mídia impressa, e 1 ouro em “Pharma”, que julga campanhas de produtos e serviços voltados à indústria farmacêutica.
Veja lista completa de campanhas brasileiras premiadas até o momento mais abaixo.

Anúncio da Y&R para a Penguin mostra que livros costumam ser melhor avaliados que filmes (Foto: Divulgação)Ouros em PrintA agência Y&R recebeu 2 leões de ouro. Nas peças feitas para a Freddo, as imagens mostram o esforço de crianças para salvar o sorvete ao levarem um tombo.

Já os anúncios para Penguin/Companhia das Letras fazem um paralelo entre a avaliação de filmes e livros.A F/Nazca faturou um ouro com peças feitas para a Leica Gallery, em anúncio para modelo de câmera que só faz fotos em preto e branco, propondo que o consumidor se liberte das cores.

Já a AlmapBBDO faturou ouro com trabalho feito para a Getty Images. Nas peças, são apresentadas várias montagens de rostos famosos, como de Angela Merkel, príncipe Charles, Dalai Lama e o Papa Francisco, reconstruídos sem usar uma única foto dos líderes globais, se valendo apenas do banco de imagens da agência.

Campanha da AlmapBBDO para a Getty Images reconstrói rostos de líderes globais sem utilizar uma única foto deles (Foto: Divulgação)App para pacientes de Parkinson ganha ouroNo domingo (19), o Brasil ganhou 1 ouro na categoria Pharma. Foi premiado o case da Havas Life para a Teva Neuroscience, que desenvolveu um aplicativo para ajudar pacientes de Parkinson a caminhar melhor através da música.

O “BrasiParkinsounds” adiciona batidas terapêuticas ao fundo de qualquer faixa disponível o Spotify, com o objetivo de estimular a sincronização dos passos. Assista ao vídeo do casePegadinha do Reclame aqui ganha bronzeO vídeo “O Jantar da Vingança”, que gerou bastante polêmica, ganhou bronze na categoria “Direct”.

No case, produzido pela agência Grey para o Reclame Aqui, executivos de empresas com altos índices de reclamação foram convidados para um jantar e viram alvo de uma pegadinha na qual são propositalmente mal atendidos em um restaurante.
O Brasil não recebeu prêmios ja categorua “Glass”.

App que ajuda pacientes de Parkinson a caminhar melhor recebeu ouro na categoria Pharma em Cannes (Foto: Divulgação)Print & PublishingOuro – Charles, Angela, Francis, Dalai – AlmapBBDO para Getty ImagesOuro – Gatsby,Gulliver e Scarlet – Y&R para Penguin/Companhia das LetrasOuro – Colorful, Future, Black&White – F/Nazca para Leica GalleryOuro – Chocolate, Minte e Strawberry – Y&R para FreddoPrata – Chocolate, Minte e Strawberry – Y&R para FreddoPrata – Germany/Netgerlands, Sweden/Switzerland – AlmapBBDO para Visa InfinitePrata – Charles e Pope – AlmapBBDO para Getty ImagesPrata – Colorful, Future, Black&White – F/Nazca para Leica GalleryBronze – Wood, Jeans e Box – DDB Brasil para Band AidBronze – Bald, AlmapBBDO para AspirinBronze – Colorful, Future, Black&White – F/Nazca para Leica GalleryBronze – Road – Africa para MitsubishBronze – Pug, Labrador e Mutt – Y&R para Chez OscarBronze – Prisioner, Ebola – Y&R para Hospital Sâo Paulo Banco de OlhosPromo & ActivionPrata – Anti-Rival Vaccine – Ogilvy para Band SportsPrata – Words to Watch – LDC para Easy Way Language CenterBronze – Words to Watch – LDC para Easy Way Language CenterRadioPrata – School Zone Radio – Africa para SuzukiBronze – Truth Detector – DM9 Para 89FMBronze – Truth Detector – DM9 Para 89FMBronze – Don’t Look Away – AKQA para UsherDirectBronze – Endless Possibilities – AlmapBBDO para Getty ImagesBronze – The Payback Dinner (O Jantar da Vingança) – Grey paara Reclame AquiBronze – Protective Bucket – Grey para La Fabril/Perla Soft Bronze – Donate the Bars – JWT para Black Bars/AtadosPharmaOuro – Parkinsounds – Havas Life – Teva NeurosciencePrata – Parkinsounds – Havas Life para Teva NeurosciencePrata – Anti-rival vaccine – Ogilvy SP para Band SportsBronze – Pee against the luts wrong diagnosis – Triunfo Sudler para Astellas Farma BrasilHealth & WellnessPrata – Don’t judge. Kiss (Não julge, beije) – Fbiz para Close-up (Unilever)Anúncio da F/Nazca para a Leica Gallery exalta o universo monocromático (Foto: Divulgação)Cai 10% nº de concorrentes brasileirosNeste ano, a publicidade brasileira concorre com 2.

805 peças, uma queda de 10% na comparação com 2015 e o menor número em 5 anos.
Apesar da queda, o Brasil mantém a 3ª posição no ranking de países, perdendo apenas para Estados Unidos e Reino Unidos, que neste ano atingiram suas melhores marcas, com 9.

702 e 3.214 inscrições, respectivamente.

No ano passado, o Brasil conquistou 108 prêmios, 1 a mais que na edição de 2014. A principal premiação para o país foi o Grand Prix de TV/Cinema na categoria Film para o filme “100” foi criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi.

Ao todo, são 43.101 concorrentes de mais de 120 países inscritos nas 24 categorias da premiação.

.

Fonte: G1