Volkswagen Saveiro Cross 2017 (Foto: Divulgação)
A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (20) que vai começar a exportar a picape Saveiro do Brasil para a Jamaica. “A Nova Saveiro acaba de abrir um novo mercado para a Volkswagen do Brasil”, disse a montadora, em comunicado. É a primeira vez que o Brasil exporta veículos para o país caribenho, segundo a associação das montadoras, a Anfavea.

Além disso, foram fechadas vendas de Gol e Saveiro para Honduras, do Gol para Curaçao e da Saveiro para o Panamá.
A Volkswagen também informou que exportará mais de 13 mil unidades desses modelos e do Voyage para Argentina, México, Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai.

Segundo a montadora, o Gol é o carro mais exportado da indústria automobilística nacional, totalizando mais de 1,3 milhão de unidades vendidas para 66 países. Em 2015, além de ser o modelo mais exportado do Brasil, o Gol também foi o modelo mais comercializado no mercado argentino, completou a empresa.

Exportações em altaCom vendas em baixa no mercado brasileiro, as montadoras têm procurado reforçar negócios com o exterior. O dólar bem mais caro que o real também incentiva as exportações.

Tanto que, ao refazer as projeções para a indústria automobilística em 2016, a Anfavea aumentou a expectativa de queda nas vendas e na produção, mas subiu para dois dígitos a previsão de alta no total de unidades vendidas ao exterior, de 8,1%, no início do ano, para 21,5% há duas semanas.
Segundo a associação, esse crescimento será puxado, sobretudo por carros.

Recentemente, o Brasil fechou acordo de livre comércio de veículos com o Uruguai e o Peru e, atualmente, discute a renovação de acordo com a Argentina, seu principal cliente.
.

Fonte: G1