A revista espanhola Harpers Bazaar submeteu sete afirmações sobre o cuidado dos cabelos que você está cansada de ouvir ao veredicto de especialistas. Quantas vezes você já ouviu que lavar os fios com água fria ajuda a aumetar o brilho, ou é bom alternar sempre o uso do shampoo para o cabelo não “se acostumar”? Seriam todas lendas urbanas? Veja até que ponto essas recomendações não passam apenas de mitos de beleza.

Shampoo faz mal para o cabelo, o melhor é usar bicarbonato

FALSO. O cabelo não se limpa sozinho, se você não lava, há uma superprodução de sebo e sujeira acumulada que pode danificar seu couro cabeludo. “As pessoas que testam e percebem melhoria (há muitos testemunhos na Internet), é porque não usam shampoo e condicionador adequados”, diz Maria Castan, diretora global da marca Wella.

Enxágue dos fios com água fria aumenta o brilho

NÃO COMPROVADO. De acordo com a especialista, a mudança de temperatura pode oferecer uma alteração mínima no brilho do cabelo, mas é muito mais eficaz a utilização de um condicionador ou máscara profissionais.

Espaçar a lavagem é uma forma de manter a cor

VERDADEIRO. Chris MacMillan, estilista de Jennifer Aniston é explica que o pior inimigo da cor é a água, não o shampoo. “Então, quanto menos água você expor a cor do cabelo, mais tempo ela vai durar.”

É bom mudar de shampoo porque o cabelo se acostuma

FALSO. Maria Castán esclarece que este é mais um falso mito: “o cabelo é composto por queratina, que são células que não têm vida. Não é como a pele que pode se acostumar”.

Se você esfrega o couro cabeludo, estimula produção de mais sebo

FALSO. É necessário esfregar o couro cabeludo suavemente, apenas o suficiente para remover sujeira e gordura, tanto da cabeça quanto dos fios. Também é importante repetir quantas vezes for necessário para remover toda a oleosidade.

Óleos são bons só em cabelos secos e danificados

MEIA-VERDADE. A utilização dos óleos para umectação depende do tipo do couro cabeludo e do cabelo, bem como a quantidade e o modo de utilização. Em princípio, os óleos vegetais são para todos os tipos de cabelo, porém depende do efeito que você está procurando: mais ou menos pesado.

Fonte: Bolsa de Mulher