Há até bem pouco tempo, quando sua mãe era uma mocinha, ou sua avó ajeitava os cabelos para uma ocasião especial, não havia essa variedade de produtos e ferramentas de estilo disponível. Imagine que, dentro dos salões profissionais não existiam muitas técnicas para oferecer, muito menos opções ainda havia de recurso para se fazer penteados por conta própria, em casa. Nada de chapinha ou babyliss. Veja como nossas avós e tias davam um jeito de estilizar os fios:

1. Touca e bobe
Para ter cabelos lisos, sem chapinha, sua avó provavelmente usava um método também adotado em salões de beleza. Com o cabelo molhado e bem desembaraçado, você precisa colocar um bobe bem grande em cima da cabeça. Com os resto do comprimento, junte mecha por mecha ao redor da cabeça, da direita para a esquerda, prendendo com grampos ou com uma touca. Deixe assim preso, pelo menos, duas horas até que o cabelo tenha secado.

2. Escova e ar frio
Outro truque caseiro mais fácil e rápido do que a touca para ter o cabelo mais liso e sem frizz por mais tempo, sem o uso de uma chapinha, exige uma escova de bem larga. A dica é secar os cabelos com o rosto para baixo, e comprimento todo para frente. Use um secador forte apontado da raiz em direção às pontas e penteando sempre com a escova. Termine a secagem com um jato de ar frio.

3. Uma trança ou mais
Se o que você quer é o oposto, é o visual com belas ondas de surfista sem o uso de ferramentas de calor, faça uma trança ou mais. Seu ondulado vai ficar mais ou menos definido, dependendo da quantidade de tensão da trança. Quanto mais você apertar, mais acentuado ficará o frisado. Se você quer ondas a partir da raiz de seu cabelo, precisa fazer uma trança embutida. Se você quiser ondas do meio para as pontas, serve uma trança simples.

4. Plástico bolha
Já ouviu falar em rolinhos de plástico bolha? A blogueira Paula Stephânia ensina a criar bobes reaproveitando os resíduos de plástico bolha em casa. A ideia é enrolar os fios por mechas, e soltá-los na manhã seguinte.

5. Papel higiênico
Se você não tem plástico bolha, não tem problema. Há quem repita a mesma técnica usando absorventes enroladinhos na transversal e até papel higiênico! A youtuber Emiliana Castro mostra como usa o truque em casa.

6. Gelatina incolor
Você vai precisar de um elástico de cabelo, uma tiara de elástico e gelatina incolor. A técnica sugere que você aplique a gelatina e durma com os cabelos presos. No dia seguinte, é só soltar os elástico e afrouxar os cachos que devem durar o dia inteiro com ajuda da gelatina.

Fonte: Bolsa de Mulher