Parece que o maior medo dos brasileiros está se tornando realidade mais uma vez. Após a determinação da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, uma ordem judicial foi enviada para as operadoras de telefonia móvel exigindo que o WhatsApp fosse bloqueado em todo o Brasil por dois dias em 2015 – As operadoras cumpriram a decisão e agora estão para cumprir outra ordem semelhante.

Se você usa o WhatsApp para resolver coisas do trabalho, faculdade, escola, pra se comunicar com seus amigos e familiares durante o dia inteiro, saiba que existem muitas outras alternativas para que você possa continuar conversando durante o dia sem precisar se preocupar com o bloqueio do WhatsApp.

Neste artigo, listamos 10 serviços para troca de mensagens que são tão bons quanto o WhatsApp, e alguns deles até trazem recursos extras.

1 Messenger

Download: App Store, Google Play e Windows Store.

O Facebook, dono do WhatsApp, também possui o aplicativo Messenger para que os usuários da rede social possam se comunicar. Ele é bem interessante pois também permite que você utilize apenas seu número de telefone para se comunicar com outras pessoas, deixando de lado a necessidade de ter uma conta na rede social.

2 Telegram

Download: escolha sua plataforma no site oficial – disponível para Android, iOS, Windows Phone e PC.

Com uma série de recursos extras em relação ao seu concorrente, o Telegram consegue se sair na frente do WhatsApp em uma série de fatores: facilidade de uso e navegação tanto via computador quanto em dispositivos móveis; usuários podem criar grupos com até 1.000 membros e possui uma integração muito mais fácil com outros aplicativos. Sim, o Telegram é uma das melhores alternativas em relação ao WhatsApp.

3 – WeChat

Download: escolha sua plataforma no site oficial.

Extremamente popular na China, o WeChat vem ganhando espaço no coração dos brasileiros, embora encontre dificuldades e concorrentes de peso no seu caminho. Com o aplicativo é possível se conectar com o Facebook para que seus contatos sejam encontrados facilmente, ou seja, você certamente terá com quem conversar enquanto utilizar o WeChat.

O aplicativo possui versões para Android, iOS, Blackberry, Symbian, Windows Phone e PC.

4 – Skype

Download: escolha sua plataforma no site oficial.

Disponível para uma série de plataformas – Android, iOS, Windows Phone, Mac, Windows, Linux, BlackBerry, TVs (e até vídeo games) –, o Skype, aplicativo ta Microsoft, é um dos mais populares quando se fala de comunicação. Com ele você pode fazer chamadas de voz, de vídeo ou mesmo bater um papo individualmente ou em grupos.

5 – Hangouts

Download: Android, iOS e computadores.

A Google vem apostando em praticidade com o seu aplicativo para troca de mensagens Hangouts, que agora também serve para a troca de mensagens pela rede social Google+. Uma das mais recentes novidades do aplicativo é que ele passa a ser compatível com Apple Watch, relógio inteligente da Apple. Nele é possível adicionar seus contatos da rede da Google, criar conversas em grupos, enviar mensagens e fazer videoconferências.

6 – Viber

Download: escolha sua plataforma no site oficial.

Ainda não está convencido de que existem excelentes alternativas para o WhatsApp? Então conheça o Viber. O aplicativo usa seu número de telefone na hora de criar o perfil, e seus contatos também são encontrados por meio de seus respectivos números. Além da troca de mensagens, o aplicativo também pode realizar chamadas de voz e vídeo, o que chega a ser algo realmente mais interessante do que o WhatsApp.

O Viber é compatível com Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry, Bada, Symbian e Windows – sim, ele é compatível com tudo isso.

7 – LINE

Download: escolha sua plataforma no site oficial.

O LINE é mais um aplicativo para troca de mensagens que pode facilmente substituir o WhatsApp no seu smartphone. Com uma interface verdadeiramente limpa e versões para Android, iOS, Windows Phone, Firefox OS, Symbian, BlackBerry, Windows e Mac OS X, o aplicativo também traz ligações por VoIP e os já tradicionais stickers, presentes em outros aplicativos como o Telegram.

8 – KakaoTalk

Download: Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry

Se o KakaoTalk já conquistou mais de 100 milhões de usuários ao redor do mundo não foi a toa e você também pode dar uma chance a este aplicativo. Ele é multiplataforma e logo após a instalação já verifica sua lista de contatos para descobrir se os seus amigos também já possuem seus números cadastrados no serviço. Além de mensagens de texto, de áudio, do compartilhamento de eventos, imagens e contatos, o aplicativo também pode fazer chamadas para outros clientes.

9 – Yahoo Messenger

Download: escolha sua plataforma no site oficial.

Quer um aplicativo com uma série de recursos que não existem nos outros? O Yahoo Messenger pode ser perfeito para você. Além das tradicionais trocas de mensagens por chats individuais e por grupos, ele permite o envio de gifs e outros arquivos, mas um recurso que é extremamente interessante pode ser o suficiente para ganhar seu coração: nele você pode apagar mensagens já enviadas, ou seja, se acabar falando algo que não deveria, basta apagar que a mensagem “deixa de ser enviada”.

10 – BBM

Download: Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry.

BBM é o aplicativo para troca de mensagens da BlackBerry que funciona tanto na plataforma da empresa quanto no Android, iOS e Windows Phone. Ele traz alguns recursos bem bacanas, com o de apagar mensagens já enviadas e o de adicionar um temporizador, fazendo com que os seus contatos só vejam uma mensagem específica por um tempo determinado previamente por você.

11 – KiK Messenger

Download: escolha sua plataforma no site oficial.

Não espere tantos recursos adicionais no KiK pois ele foi desenvolvido com a premissa de troca rápida de mensagens de texto. Sendo assim, o aplicativo se limita apenas a isto, mas o faz com excelência. Apesar de estar de fora da briga do envio de arquivos e ligações por voz/vídeo, o KiK está disponível para as principais plataformas móveis – Android, iOSWindows Phone, BlackBerry e Symbian.

12 – GroupMe

Download: Android, iOS e Windows Phone.