4º BIG Festival, maior evento de games independentes da América Latina, acontece até domingo (3) em SP (Foto: Divulgação/BIG Festival)
Acontece até domingo (3) em São Paulo o 4º Brazil’s Independent Games Festival, o BIG Festival, que é o maior evento de jogos independentes da América Latina. A entrada é gratuita e, neste ano, o BIG reúne mais de 60 games produzidos no Brasil e no mundo, além de oferecer um ponto de encontro para jogadores, desenvolvedores e investidores.
Nesta quinta-feira (30), acontece também a premiação do 4º BIG Festival.

O game polonês “Superhot” lidera as indicações, concorrendo nas categorias “Melhor jogo”, “Melhor arte”, “Inovação”, “Melhor som” e “Melhor gameplay”. “Horizon Chase”, do estúdio gaúcho Aquiris, é o representante brasileiro na principal categoria do festival.

“Ape Out” (EUA), “Mini Metro” (Nova Zelândia) e “Pavilion” (Suécia) são os outros concorrentes a “Melhor jogo” do BIG Festival. Eles disputam uma premiação de R$ 10 mil.

Já na categoria de “Melhor jogo brasileiro”, que irá pagar R$ 15 mil ao vencedor, os candidatos são “Horizon Chase”, “Skytorn”, “My Night Job”, “Dandara”, “Jake and Tess’ Finding Monsters Adventure”, “Ninjin: Clash of Carrots”, “Star Vikings”, “Starlit Adventures”, “Möira” e “Zone of Lacryma”.
O 4º BIG Festival também discute três pesquisas importantes para o cenário de videogames.

Nesta quinta (30), o assunto é um estudo da Ancine (Agência Nacional do Cinema) sobre o setor de jogos brasileiro. Na sexta (1º), “O mundo invisível dos gamers”, que traça o perfil dos jogadores mais hardcore e praticantes de e-Sports, é apresentada.

O festival já discutiu o estudo Game Brasil 2016, divulgado em março, que apontou que 52,6% do público que joga games no Brasil é composto por mulheres.
Assim como nos últimos anos, o BIG Festival é realizado no Centro Cultural São Paulo, ao lado das estações Paraíso e Vergueiro do Metrô e próximo à Avenida Paulista.

4º BIG FestivalData: até domingo, 3 de julhoHorário: quinta e sexta, das 10h às 22h; sábado e domingo, das 14h às 22hOnde: Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, SPEntrada: Gratuita
.

Fonte: G1 Tecnologia