Girafa-robô SpotMini, da Boston Dynamics (empresa da Alphabet, dona do Google), é capaz de pegar objetos com pescoço, dançar e se abaixar enquanto anda. (Foto: Reprodução/YouTube)
A Boston Dynamics, uma das subsidiárias da dona do Google, mostrou nesta quinta-feira (23) sua nova criação, um girafa-robô.
A máquina da empresa controlada pela Alphabet é, na verdade, uma versão reduzida de outro robô, o Spot.

Menor, o SpotMini pesa 55 quilos –o original pesa 72 quilos. Totalmente elétrico e sem componentes hidráulicos, o robô funciona por até 90 minutos sem uma nova recarga
O que faz dele um robô-girafa é um pescoço eletrônico posicionado em seu dorso.

Na prática, o pescoço funciona como um braço robótico, capaz de pegar, segurar, puxar ou manipular objetos. Com a adição desse componente, o peso da máquina vai a 29 quilos.

Girafa-robô SpotMini, da Boston Dynamics (empresa da Alphabet, dona do Google), é capaz de pegar objetos com pescoço, dançar e se abaixar enquanto anda. (Foto: Divulgação/Youtube)
Outra novidade são os várias sensores espalhados pelo corpo do SpotMini para melhorar a navegação e a manipulação de objetos.

São câmeras de profundidade para dar noção de espaço ao robô e um giroscópio para que o braço eletrônico permanece imóvel mesmo que o robô se movimente.
Para mostrar como funciona essa segunda característica, a Boston Dynamics fez o robô executar uma espécie de dança no vídeo de apresentação.

Além disso, o SpotMini também é capaz de se abaixar enquanto anda.Girafa-robô SpotMini, da Boston Dynamics (empresa da Alphabet, dona do Google), é capaz de pegar objetos com pescoço, dançar e se abaixar enquanto anda.

(Foto: Reprodução/YouTube)
.

Fonte: G1 Tecnologia