O Google liberou nesta terça-feira (16) nas lojas de aplicativos seu novo Google Duo, que chega para competir com outros aplicativos de videochamadas já consolidados no mercado, como o Skype, da Microsoft, e o FaceTime, da Apple.
O software está disponível para Android, sistema operacional da empresa, e iOS, da Apple. A ideia da companhia é oferecer um serviço mais simples do que os concorrentes.

Baster ter um número de telefone para ligar para alguém da lista de contatos. Não é necessário criar uma conta específica para a ferramenta.

Aplicativo Google Duo (Foto: Divulgação)
A qualidade das chamadas no aplicativo é ajustável às condições de conexão do usuário, segundo a companhia. Quando o consumo de banda é limitado, por exemplo, o Duo reduz a resolução para evitar que a chamada seja interrompida.

Tecnologia similar é usada em serviços como YouTube e Netflix.
É possível também alternar entre Wi-Fi e dados do celular para chamadas de vídeo em movimento, sem precisar finalizar a ligação.

Uma ferramenta batizada como Knock Knock mostra um vídeo ao vivo de quem está ligando antes de a chamada ser atendida.
O Google afirma que todas as chamadas feitas com o Duo são criptografadas – ou seja, cifradas para garantir a privacidade da conversa.

O software funciona em smartphones Android Jelly Bean ou superiores e iPhones com iOS 9 ou superiores.
Antes do lançamento, a empresa já tinha um aplicativo capaz de realizar videochamadas, o Hangouts.

Com uma interface complexa, porém, ele não se adaptou ao serviço oferecido pelos rivais e acabou sendo voltado ao mercado corporativo.
.

Fonte: G1 Tecnologia