O WhatsApp implantou dois novos recursos em sua versão de testes, que traz novidades antes que elas sejam distribuídas para o grande público. A primeira novidade da versão beta é a possibilidade de responder às mensagens diretamente a partir da notificação no Android.

Como funciona? Ao receber uma mensagem, o usuário recebe uma notificação que, ao contrário de antes, traz o botão “Responder” em destaque. Ao pressionar este botão, uma janelinha pop-up aparece na tela, com as opções de resposta. É possível digitar um texto ou enviar um áudio, ou responder apenas com um emoji, além de, claro, fechar a telinha para dispensar a notificação.

Você pode ver em detalhes na captura abaixo feita pelo Android Police:  Reprodução

Outra novidade é a formatação de texto. Agora você poderá enviar mensagens com texto em negrito, itálico, ou tachado (riscado), para que você possa dar mais ênfase no que você digita. A técnica só vai funcionar entre usuários da versão beta, então não adianta enviar o texto formatado para quem usa a versão normal do app, pois eles receberão uma mensagem comum.

Para aplicar estes recursos de formatação de texto existem alguns truques:

Para texto em negrito: Adicione asteriscos antes e depois do texto: *exemplo*

Para texto em itálico: Adicione o underscore antes e depois: _exemplo_

Para texto tachado: Adicione o til antes e depois: ~exemplo~

Entre outras mudanças, também estão a possibilidade de selecionar chats em grupo ou múltiplos contatos e segurar para obter mais opções, incluindo o mute, arquivar, marcar como não-lido ou deixar o grupo. Também há mais opções de papeis de parede, permitindo até mesmo remover a imagem e usar uma cor sólida de fundo para quem prefere uma abordagem mais minimalista.

Por enquanto, os recursos estão disponíveis apenas para usuários beta. Ainda não há previsão para que eles sejam lançados para o público geral.