Windows 10 ganha versão brasileira da Cortana,assistente pessoal de voz da Microsoft (Foto:Divulgação/Microsoft)
O Windows 10 será atualizado nesta terça-feira (2) e irá ganhar uma versão em português do Brasil da Cortana, a assistente pessoal de voz da Microsoft. O download é obrigatório e, de acordo com a empresa, será liberado aos poucos ao longo do dia.
A princípio, a novidade chega apenas para usuários do Windows 10 em PCs e tablets.

Versões da Cortana brasileira para aparelhos Android, iOS e o videogame Xbox One ainda não têm data de lançamento.Inteligência artificial particularA tecnologia é a resposta da Microsoft para Siri e Google Now, assistentes pessoais dos dispositivos da Apple e do Google, respectivamente.

A partir de comandos de voz do usuário, feitos via microfone, Cortana é capaz de escrever lembretes, criar alarmes e pesquisar dados sobre clima e trânsito, por exemplo.
A localização para o português do Brasil também permite que Cortana reaja a vários tipos de perguntas informais e regionais.

Em uma apresentação vista pelo G1, ela compreende a fala “Você gosta de telenovelas?” e responde com algo na linha de “Sim, e queria muito trabalhar com Tony Ramos e Gloria Pires”.Cortana pode fornecer informações sobre clima,trânsito.

..

ou só mandar uma pensata curiosamesmo (Foto: Divulgação/Microsoft)
A versão nacional da assistente pessoal já vem com as melhorias que serão implementadas na atualização desta terça (2). Agora, Cortana é capaz de fazer sugestões a partir das ações do usuário dentro do Windows 10.

Se a mensagem “Ligar amanhã para minha mãe” for escrita no bloco de notas, Cortana irá incluir na lista de lembretes um aviso para a realização da chamada no dia seguinte. Dependendo do contexto, ela também poderá sugerir lugares para comer ou formas de comprar passagens.

Presente de aniversárioA Cortana brasileira virá dentro da atualização de 1 ano do Windows 10. O download também inclui mais opções de autenticação, como o uso de impressão digital e reconhecimento facial no lugar de senhas, e o Windows Ink, recurso que torna o sistema operacional compatível com o uso de canetas “stylus” em telas sensíveis ao toque.

A Microsoft cita uma pesquisa para justificar o investimento na interação caneta-tela, que atualmente aparece apenas em alguns modelos de “phablets” – smartphones de tela bem grande. Segundo a empresa, 72% das pessoas ainda usam caneta e papel por cerca de 1h ao dia.

Dessas, 32% escrevem a mão por 3h diariamente.
Em termos de segurança digital, o Windows 10 ganha um recurso que permite às empresas separar os dados privados dos usuários das informações corporativas.

Ou seja: agora é possível impedir que alguém anexe um arquivo da companhia a uma mensagem escrita pelo endereço de e-mail pessoal, por exemplo.Windows 10 em númerosAproveitando o primeiro ano do seu novo sistema operacional, a Microsoft também divulgou alguns números do Windows 10.

Ele foi instalado em 350 milhões de dispositivos, recebeu 7 bilhões de visitas à loja de aplicativos, 5 bilhões de perguntas à Cortana e 1 milhão de questionamentos diários por voz.
A meta da empresa continua sendo atingir a marca de 1 bilhão de aparelhos no mundo com Windows 10 instalado.

Segundo Gustavo Lang, diretor de Windows no Brasil, porém, essa meta agora foi estendida para além de 2018, que era o prazo inicial.
“Identificamos dois fatores principais para alargar o prazo.

Primeiro, uma leve desaceleração no mercado de PCs nos últimos anos no mundo todo. Segundo, um reposicionamento nosso no mercado de smartphones”, diz.

.

Fonte: G1 Tecnologia