O que é ressaca ?

Mal-estar causado pela ingestão de bebidas alcoólicas.  Intoxicação do fígado causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas:

Primeiro vamos tirar algumas dúvidas:

Misturar muitas bebidas pode fazer mal?

A princípio, a mistura não provocaria ressaca, mas, talvez, ao misturar bebidas de teor alcoólico diferenciado, você vai acabar bebendo uma maior quantidade de cada bebida. Sem dúvida, a água é a melhor ferramenta de sobrevivência para não ter ressaca no dia seguinte.

Café é bom no dia seguinte?

Não. Qualquer bebida com cafeína, como café e refrigerante, ajudam na desidratação. Só vão servir para te dar mais dor de cabeça, boca seca e desconforto digestivo. Esses remédios que prometem acabar com a ressaca também não são recomendados, porque também contêm cafeína e são estimulantes. Pode parecer que melhora, mas, na verdade, pode mascarar a ressaca.
Chá melhora a ressaca?

Principalmente os chás digestivos, plantas e ervas que vão trabalhar sobre a função do fígado melhoram a ressaca. É o caso de carqueja, boldo, erva-doce, dente-de-leão. As pessoas não gostam por causa do sabor mais amargo, mas justamente por isso eles têm um efeito interessante para fazer o fígado funcionar com mais plenitude.

Banho frio cura a ressaca?
Tomar banho frio deve aliviar a sensação de mal-estar, mas não faz o fígado trabalhar melhor, não ajuda na hidratação, não melhora o nível de açúcar no sangue. Então, não pode ajudar em nenhum sintoma da ressaca.

 

Confira algumas dicas preciosas para evitar e curar a ressaca:

Evitar ressaca

    1. Comer antes de ingerir bebida alcoólica é fundamental
      Se o estômago misturar as bebidas com alguns alimentos, há um retardo na absorção deste álcool. Teoricamente, os efeitos vão ser sentidos mais tardiamente. Já comer depois da bebida alcoólica não vai evitar a ressaca, pode evitar o mal-estar momentâneo que temos quando o açúcar fica baixo demais no sangue.
    2. Intercale as doses de álcool com copos de água.
      Desta forma, você dilui a quantidade de etanol que cairá na corrente sanguínea, estimula a liberação das toxinas pela urina e previne a desidratação.

Curar ressaca

  1. Consumir muita água
    No dia seguinte, o ideal é consumir muita água, e alimentos e chás que ajudem o fígado a eliminar as toxinas do corpo. Chás verde, de erva-doce, anis estrelado, boldo e carqueja são boas opções.
  2. Consuma alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado:
    – Repolho
    – Alho
    – Cebola
    – Folhas de mostarda e brotos
  3. Consumir frutas ricas em água também ajuda a hidratar o corpo:
    – Abacaxi
    – Melancia
    – Melão
    – Maça
    – Morangos
  4. Consuma alimentos ricos em carboidrato, ótimos para restabelecer os níveis de açúcar no sangue:
    – Batata-doce
    – Inhame
    – Aipim
    – Arroz integral